quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Projeto VII - Tarefa A - Mercedes Benz

Gerações de Empresas
Características





Empresa 0.0
- Centro de Custo -





Poucos modelos de carros
Empresa altamente hierarquizada (vertical)
Poucas linhas de produtos
Poucas opções de acessórios nos veículos
Inovações lentas
Poucos concorrentes
Controle financeiro totalmente centralizado
Produção centralizada na Alemanha










Empresa 1.0
- Cadeia de Valores de Negócios -





Aumento da tecnologia aplicada
Criação de mais modelos de carros
Aumento das opções de acessórios
Investimento em treinamentos dos funcionários
Valorização do trabalho em equipe
Expansão para outros países (globalização)
Diversificação e inovação de produtos (maior qualidade)
Aumento dos concorrentes
Hierarquia achatada
Aumento de setores abrangidos (aeronáutica, agricultura, etc.)











Empresa 2.0
- Novos Modelos de Negócio -





Investimento em modelos mais econômicos
Aumento na variedade de produtos
Maior participação e responsabilidade dos funcionários
Pesquisas com combustíveis alternativos
Renovação do design dos carros
Interação com cliente (redes sociais, ferramentas da web 2.0)
Programas sociais
Comércio eletrônico
Montagem virtual do carro (customização)
Publicidade em formas diversificadas

Um comentário:

  1. Excelente postagem! Achei interessante a citação à forma de comércio eletrônico aplicado a este tipo de empresa. Às vezes, a web pode ajudar os clientes a procurarem as melhores concessionárias autorizadas em sua região, por exemplo. Não creio que ferramentas sociais que aproximam muito as empresas do consumidor, como o twitter, sejam ideais neste caso. Talvez o melhor seriam ferramentas que permitam à empresa ouvir a opinião dos consumidores com relação às suas decisões futuras - por exemplo, na escolha do melhor design.
    No fluxo de informação empresa-consumidor, o mais importante está na transparência com a qual informações são disponibilizadas - sejam elas técnicas ou burocráticas.

    ResponderExcluir