segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Projeto IV: Mashups (Produção)

Os Mashups são aplicações que resultam da soma de dois ou mais conteúdos ou serviços e que, juntamente, oferecem uma nova função para o usuário. Essas aplicações combinam várias funcionalidades e recursos de diversas fontes e as reunem em um só lugar. Há variados tipos ou maneiras de se fazer mashups, podendo ser um website, uma aplicação web, um texto ou até uma música.

Quando os mashups começaram a surgir, os programadores faziam uso de outras fontes de maneira bastante simples, aproveitando-se apenas de dados úteis em outros sites. Hoje, grandes empresas como Google, Microsoft e Yahoo têm permitido a usuários e criadores fazerem mashups ao utilizarem os seus mapas para as suas aplicações, no intuito de obter mais exposição para seus produtos e de ganhar ampla penetração no mercado de distribuição.

Os mashups são classificados, conforme a sua destinação, como 'consumer mashups', 'data mashups' e 'enterprise mashups'. Mashups também podem ser classificados de acordo com o seu conteúdo e fontes. Os tipos mais comuns são mashups voltados para notícias, vídeos, fotografias, compras e pesquisa. Algumas das vantagens em se criar mashups de devem à popularização dos mashups devido à facilidade de misturar conteúdos online para consumo próprio de dados; à possibilidade de interagir não apenas com dados alheios, mas com serviços e sites desenvolvidos por outros usuários; a uma maior disponibilidade de APIs leves e simples que tem possibilitado mashups relativamente simples de projetar; ao requerimento de um conhecimento técnico mínimo e os mashups feitos sob encomenda muitas vezes apresentam inovações que eram consideradas improváveis, combinando uma nova disponibilidade pública de dados e novos caminhos criativos.

Exemplos de ferramentas que fazem mashup: Google Mashup Editor, Yahoo! Pipes, Meebo, Netvibes, entre outros.

Por Tatiana Pontes

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