quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Projeto VII - Tarefa C

Para o caso da Livraria 2.0, a tabela a seguir resume como seria a interação entre a empresa e os clientes, mostrando a arquitetura da empresa.

Participações na Cadeia de Valores da Livraria 2.0
Etapa na Cadeia de Valores
Produtor/
Intermediário
Livraria 2.0
Consumidor
Ideia do produto
Criação de uma livraria/papelaria.
Fornecimento de livros e demais materiais, incluindo margem de lucro.Busca por obras ou artigos de papelaria e contribuição com sugestões e críticas.
Produção
Venda de livros, cadernos e artigos de papelarias em geral.
Distribuição de livros e artigos da papelaria.Compras, sugestões e críticas.
Contribuição
Criação de produtos personalizados, impressão, encadernação, entregas, etc.
Responsável pelo catálogo de produtos da loja e cadastro de clientes.
Avaliação dos serviços e/ou produtos da Livraria, contribuindo com críticas ou sugestões.
Oferta
Produção de livros, cadernos, agendas e outros produtos personalizados.
Venda online, classificações das obras para facilitar busca e estatísticas como "mais procurados".
Pessoas interessadas nos produtos da loja.
Marketing
Twitter, redes sociais e blog.
Loja virtual, Twitter, redes sociais, banners e blog.
Disseminação dos serviços e produtos da loja através da Internet  e pelo boca-a-boca.
Coordenação
Entrega correta dos produtos e garantia de integridade e qualidade do produto.
Gestão de estoque e entrega e preocupação com o serviço, de forma a agradar os clientes. Preocupação com inovações e promoções.
Contribuição com sugestões e críticas, auxiliando na manutenção da boa qualidade dos serviços e produtos da loja.
Aceite da oferta
Gerência da produção e entrega dos livros.
Gerência das vendas e entregas realizadas.
Compra de produtos ou serviços.
Entrega
Despacho da mercadoria.
Garantia de entrega ao cliente.
Pagamento e recebimento do produto/serviço.

2 comentários:

  1. A forma como a web 2.0 pode ajudar uma livraria varia desde como ela pode organizar o estoque e disponibilizá-lo de forma virtual para diferentes lojas físicas até a forma de tratar um número muito grande de clientes de forma mais pessoal e próxima. Acredito ainda que a possibilidade de expandir esta tabela vai além do que possamos imaginar.

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  2. Outro aspecto a ser observado é que a web 2.0 trás benefícios para ambos os lados, pois assim como a livraria em si tem ganhos (como citado pelo Pablo), o usuário também sai ganhando, pois se torna muito mais fácil pesquisar sobre um determinado livro e também comparar preços e verificar onde é mais viável fazer uma compra.

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