quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Projeto IV - Produção - Daniel Nonaka

Postado Por Daniel Nonaka

Mashups são um novo género de aplicações Web interativas que tiram partido de conteúdos recolhidos de fontes de dados externos para criar serviços inteiramente novos e inovadores. São um marco da segunda geração de aplicações Web informalmente conhecida como Web 2.0.
Mashup tira partido de conteúdos recolhidos de fontes de dados externos para criar serviços inteiramente novos e inovadores.
Mashup quer dizer mistura, juntar tudo em uma unidade só. Isso significa usar ferramentas de outros sites para incrementar suas próprias páginas ou o seu blog.
Os mashups estão sendo usados das mais variadas formas. WikiCrimes, HousingMaps e RemixerDemo.
Mashups que extraem conteúdo de sítios Web como a Wikipédia, TV Guide, e praticamente todos os sítios Web governamentais e de domínio público fazem-no através de uma técnica conhecida como leitura de ecrã. Neste contexto, a leitura de ecrã representa o processo pelo qual uma ferramenta tenta extrair informação do fornecedor de conteúdos tentando ler as suas páginas Web, inicialmente concebidas para consumo humano.
Pode criar motores Ajax para mashups com vários toolkits e bibliotecas Ajax (tais como Sajax ou Zimbra), geralmente implementadas em Javascript. A API do Google Maps inclui um motor Ajax proprietário, e o efeito que tem sobre a experiência de utilizador é poderosa: comporta-se como uma aplicação verdadeiramente local onde não existem barras de deslocamento para manipular ou carregamentos de página forçados.
mashups podem ser implementadas de forma similar às aplicações Web tradicionais utilizando tecnologias de criação de conteúdos dinâmicas no servidor, como servlets Java, CGI, PHP ou ASP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário