quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Projeto III

Apresentação de Slides sobre Mashup, abordando definição, conceitos básicos, principios e aplicações no mercado.

8 comentários:

  1. Todos os mashups disponíveis na web são livres para utilização ou possuem algum tipo de restrição? Qualquer desenvolvedor web pode utilizar APIs das lojas online e do Google por exemplo?

    ResponderExcluir
  2. Daniel Nonaka - Resposta a Hugo

    Não são todas as APIs que são disponibilizadas. O Google, por exemplo, deixa muito código fonte aberto para a comunidade, mas não são todos. Para o Google é bom deixar o código fonte dos seus programas abertos, pois eles ganham é com a propaganda e não com a venda do programa. Para a Microsoft isso já não é verdade. Mas procurando na Internet, na maior parte das vezes, encontraremos APIs uteis para fazer uma aplicação Mashup interessante.

    ResponderExcluir
  3. Hugo, a grande maioria dos widgets usados para a construção de mashups é gratuita, assim como a maioria das APIs dos provedores de conteúdo, mas nem todas (o site http://www.widgetbox.com possui widgets pagos por exemplo). Todas as ferramentas especializadas na criação de mashups que tenho conhecimento são gratuítas, como o Yahoo! Pipes, Microsoft PopFly e o Google Mashup Editor (embora os 2 últimos tenham sido descontinuados).

    ResponderExcluir
  4. Qual a diferença entre mashups e widgets?

    ResponderExcluir
  5. O que vocês acham da dependencia do conteúdo que isso gera? Eu tive um problema recentemente com um grande site que disponibilizava letras de música através de uma API. Vários sites e programas usavam essa API, porém, por causa de um processo pelas grandes gravadoras, eles não podiam mais disponibilizar as letras por completo então eles disponibilizavam apenas uma parte da letra com um link para a letra completa. Isso fez com que vários widgets e programas parassem de funcionar corretamente derrubando a maioria dos programas que baixam letras automaticamente.

    ResponderExcluir
  6. Ao meu ver o ponto principal dos Mashups são a possibilidade de montar um conteúdo único com fontes diversas, as partes são "cópias" mas o todo é um componente único e que inclusive pode ser utilizado para gerar um Mashup maior. Em Mashups de informações, essas composições podem ser distorcidas pelo reúso excessivo?

    ResponderExcluir
  7. Os Mashups realmente aparentar ter um grande valor para o simplificar a buscas por certos conteúdos. Mas está tecnologia tem alguma defesa contra a disseminação de conteúdo falso ou de fontes não confiáveis, que poderia por a perder na qualidade desse resultado único que é obtido pela união das várias fontes?

    ResponderExcluir
  8. Resposta ao Pedro Henrique:

    Realmente os mashups consistem em uma “composição de serviços” agregados em um componente único com uma funcionalidade bem definida. Nesse sentido, os mashups são bastante úteis no sentido em que aglutinam múltiplas atividades úteis ao usuário em um ambiente unificado. Contudo, no âmbito de mashups de informações surge a dúvida da veracidade e consistência do conteúdo produzido. Nesse caso, cabe aos desenvolvedores decidir que tipo de contudo prover de forma a não ferir a validade da informação veiculada.

    Por Tatiana Pontes

    ResponderExcluir