quarta-feira, 25 de agosto de 2010

RECOMBINAÇÃO

          A internet nos dá, hoje, a capacidade de entrar em contato com uma gama de conhecimento de grandes proporções. Com um clique no "mouse" em um site de busca, podemos ter acesso a inúmeras fontes de determinado assunto. Essa facilidade em deter informação é incrível, pois ampliamos nossos horizontes de forma a propiciar um maior aprendizado individual. Entretanto, admitir a estensão do nosso campo de visão para o conhecimento não garante, necessariamente, que haverá aprendizado de forma satisfatória. Alguns usuários tiram proveito da comodidade do acesso rápido e fácil à informação para recombinar diversas fontes e produzir trabalhos que se resumem a uma colagem de documentos diferentes presentes na web. O famoso "copiar de colar" ou "Ctrl C + Ctrl V" pode ter um efeito desastroso no processo de aprendizagem se não for aplicado de forma consciente e responsável. Plagiar documentos da web em proveito próprio não contribui para a aquisição de conhecimento, nem ao menos para criar inovações.

          Dentro desse contexto, na sua opinião, qual deve ser a atitude de pais e educadores, principalmente, na conscientização dos seus filhos e alunos quanto à recombinação de informações de fontes diversas para a criação de novos documentos?  Se você fosse um professor e recebesse um trabalho de um aluno com vários trechos copiados de documentos da internet sem citações, como você agiria? Você conseguiria sugerir algum procedimento que permitisse o professor detectar se houve ou não aprendizado por parte do aluno?  


Por Tatiana Pontes Soares Rocha

Um comentário:

  1. Vejamos:

    Aplicamos essa forma de recombinação de informação (copiar e colar) inclusive em nossa área de atuação. Sabemos que a programação de computadores é um ato que nos força a reaproveitar códigos fontes já existentes, ou toda vez que precisamos escrever um programa que utilizasse de uma função para ordenar um conjunto de dados e posteriormente agrupá-los em uma arvore binária, precisariamos desenvolver todo o código de ordenação e árvore binária? Ou simplesmente aproveitariamos códigos já escritos, testados, e otimizados de outros autores? A questão é que a reutilização do conhecimento deve se dar de forma a personalizar aquilo que é reutilizado. Dessa forma, o aluno não só copiará, mas também contribuirá com o seu ponto de vista a respeito de um determinado assunto.

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