domingo, 22 de agosto de 2010

Recombinação

A Internet e as novas tecnologias trouxeram consigo uma descentralização do conhecimento. A informação não é mais encontrada em um lugar único, mas sim espalhada em diversas mídias e contextos. Para encontrar informação sobre determinado assunto, pode-se consultar blogs, redes sociais, youtube, sites de notícias, enciclopédias, entre outras coisas.

Estando o conhecimento espalhado dessa forma, podemos recombinar os fragmentos de informação e colocá-los juntos da forma que julgar melhor. Entretanto, isso dá a possibilidade do chamado "copiar e colar", em que fragmentos de informação são combinados sem serem devidamente entendidos e adaptados.

Nesse contexto, minha pergunta é:
Até que ponto essa descentralização do conhecimento é benéfica? Existem mais prós ou mais contras no que diz respeito à recombinação do conhecimento?

Por Leonel Fonseca

3 comentários:

  1. A descentralização do conhecimento é benéfica até o ponto em que a qualidade do conhecimento pode ser comprovada. Quanto mais descentralizado o conhecimento, maior a chance da sua qualidade cair e sofrer desvios. Quem já detém o conhecimento saberá que alguma fonte é incorreta, mas quem o busca como forma de aprendizado certamente vai acreditar que o que está dito ali é verdade. Existem mais prós no que diz respeito a recombinação do conhecimento, pois ao existir um número maior de fontes do mesmo assunto, uma fonte pode complementar o que que foi dito em outra, pois nem todos os textos de determinados assuntos abordam o conhecimento desse assunto por completo.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a descentralização do conhecimento em si é sempre benéfica. As possíveis desvantagens residem nos consumidores dessa informação. Cabe aos usuários qualificar suas fontes para garantir confiança através de experiências passadas. Quanto à copia e às questões de propriedade intelectual, sou a favor do conhecimento livre. Não há porque refazer alguma coisa que se você (provavelmente) vai refazer pior.

    ResponderExcluir
  3. Acho que hoje em dia não há como pensar em conhecimento centralizado. A quantidade de informação é muito grande, e a transmissão da mesma ocorre de formas variadas, cada vez mais rapidamente. O conhecimento pode e deve ser recombinado. Não há como fugir disso. O problema é que quando dizemos recombinar muitas pessoas entendem como copiar.

    ResponderExcluir